Linhas de Pesquisa e Projetos


Educação Escolar Indígena no Alto Rio Negro: inovação, participação docente e indicadores de avaliação.


Período:

2014 - 2016


Descrição:

O problema de pesquisa proposto pelo projeto é: em quais aspectos a educação escolar indígena superou o caráter colonialista da escolarização? As hipóteses de trabalho são de que a superação ocorre. O exame das hipóteses será feito, na região do alto rio Negro, AM, pela análise dos processos escolares, incluindo a formação de professores indígenas, do ponto de vista da inovação e superação do paradigma colonialista/civilizatório. Será também comparada, quanto à sua formação continuada, a atuação de docentes indígenas com a de docentes não-indígenas, assim como será caracterizado o processo de escolha de saberes para o ensino quanto à sua compatibilidade com aspirações de futuro comunitárias. Por meio de pesquisa participante, serão também comparados indicadores convencionais de avaliação educacional com processos de acompanhamento e avaliação das escolas indígenas.


Equipe:
Elie George Guimaraes Ghanem Junior (coordenador)
Marta Maria do Amaral Azevedo
Diana de Paula Pellegrini
Tristan McCowan
Alessandra Traldi Simoni
Aline Cristina de Oliveira Abbonizio


Financiador: FAPESP




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