Eventos


VI Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais


Realização: Núcleo de Estudos de População (NEPO)
da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)



Projeto temático FAPESP: Observatório das Migrações em São Paulo




RESULTADO DA SELEÇÃO



Inscrições prorrogadas: 20 de junho a 10 de agosto de 2015

Período do Programa: 19 a 23 de outubro de 2015

Local: NEPO-UNICAMP, Cidade de Campinas, Estado de São Paulo


Objetivo


A sexta edição do Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais conta com o apoio do Projeto: Observatório das Migrações em São Paulo (FAPESP/CNPq). Consiste em capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo para as interrelações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional nas cidades e a necessidade de políticas sociais. Destaque será dado ao atual processo de urbanização e transição demográfica nas Cidades e Metrópoles Brasileiras, onde a necessidade de indicadores sociais constitui ferramenta imprescindível para a gestão pública.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará um intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional, contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade. O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público que trabalha com questões demográficas.


A quem se destina


O Programa destina-se a profissionais envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, migração, desenvolvimento urbano e regional, oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais. Serão priorizados os gestores públicos que trabalhem com a relação entre população, cidades, metrópoles, pobreza, habitação e políticas de transferência de renda. Discentes da pós-graduação também poderão participar do referido Programa.


Exigências do Programa


O programa terá a duração de 05 (cinco) dias. A frequência deverá ser de 100%. As atividades do Programa serão desenvolvidas das 8h00 às 18h00.



Inscrições


Período das inscrições: 10 de abril a 10 de agosto de 2015


As inscrições só poderão ser feitas por e-mail:
programacapacitacao@nepo.unicamp.br


Para inscrever-se o candidato deve apresentar:

- Curriculum Vitae;
- fotocópia do diploma de Curso Superior;
- carta expondo como a atividade profissional do candidato se vincula às áreas temáticas do programa e como os conhecimentos adquiridos durante o curso serão utilizados no futuro.



Download Ficha de Inscrição - clique aqui 



Seleção


A seleção terá como referência a inserção do candidato nas áreas temáticas mencionadas (urbanização, desenvolvimento urbano e regional, cidades, políticas públicas, assistência social) e seu currículo (formação profissional e vinculação institucional).

Número de vagas: 30 (trinta). O resultado será divulgado no dia 04 de setembro de 2015, via e-mail. Também estará disponível na Internet, no endereço: www.nepo.unicamp.br.

Os candidatos selecionados deverão arcar com suas próprias despesas (transporte, hospedagem e alimentação).

Sem taxa de inscrição.


Conteúdo


O Programa de Capacitação será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes da população brasileira. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobre educação, saúde, população, pobreza, políticas públicas e desenvolvimento. Discute-se a importância dos Indicadores Sociais para a gestão e planejamento.



Coordenação


Rosana Baeninger - IFCH/Nepo-Unicamp


Coordenação Adjunta


Roberta Guimarães Peres - Nepo-Unicamp




Comissão Organizadora

Rosana Baeninger - IFCH/Nepo-Unicamp

Roberta Guimarães Peres – Nepo/Unicamp

Álvaro de Oliveira D´Antona - FCA/Nepo-Unicamp

Giovana G. Pereira – Nepo/Unicamp

Natália Belmonte Demétro – Nepo/Unicamp



Informações

Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" - NEPO
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

E-mail: programacapacitacao@nepo.unicamp.br
Fone: (019) 3521 5913



Download Ficha de Inscrição - clique aqui 


Download Edital Completo - clique aqui 




[ voltar ]