Curso de imagem e som

CINEMA E CIDADE: CAMPINAS EM CENA

Atividade promovida pelo Projeto Paisagem e imagem da cidade:
a forma e a experiência urbana de Campinas

Local: Sala Imagens de um Sonho, Museu da Imagem e do Som (MIS)
Rua Regente Feijó, 859, Centro

Dia: 06 de novembro de 2010

Horário: 08:30hs-12:00hs

Ministrante: Wenceslao Machado de Oliveira Jr.

A partir de cenas de filmes, curtas metragens, fotografias urbanas e trechos de contos, tomar a linguagem audiovisual como uma metáfora noturna para a cidade: focos como luzes, cortes como sombras.

Metáfora da noite em duas gravuras de Rembrandt

Sombras plenas de imagens no curta “Bilú e João” e trecho final do ensaio “Bilú: cidade, cinema, criança” (trechos de contos que se dobram sobre os vazios dos cortes)

Poéticas e políticas de cidades nas obras do DOCTV “Vilas volantes” e “Acidente”

Estórias-até-aqui e estéticas daqui nas fotografias urbanas de Campinas

Wenceslao de Oliveira Jr. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor da Faculdade de Educação (UNICAMP-FE) e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no estudo das imagens (educação visual da memória) e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cinema, fotografia e ensino de geografia.

As vagas são limitadas.

Para se inscrever, envie mensagem para projetocampinas@nepo.unicamp.br.

Mais informações: (19) 3521-5898